top of page

Retiro de Verão

Com Daniel Terragno Roshi

Entre 25 e 29 de janeiro de 2024

37139346_2023923600992967_7299873463076913152_n.jpg

Daniel Terragno Roshi nasceu em Santiago do Chile e ao final dos anos 60 migrou para São Francisco, na Califórnia. Em seus primeiros anos nos Estados Unidos descobriu os ensinamentos de Gi Gurdjieff e se uniu a um dos grupos de estudos, praticando por quase vinte anos.

Em 1986 Daniel começou a praticar meditação, deixou o grupo Gurdjieff e em 1988 se juntou a Sangha do Diamante da Califórnia, na cidade de Santa Rosa. A Sangha do Diamante é uma linhagem Soto Zen proveniente de Harada Roshi e Yasutani Roshi, fundadores da linhagem Sanbo Zen (antiga Sanbo Kyodan) que inclui elementos e práticas da tradição Rinzai. Daniel estudou nesta linhagem e veio a ser herdeiro no Dharma de John Tarrant Roshi. Começou como Mestre Aprendiz em 1995 e em 2001 recebeu a transmissão do Dharma de seu mestre John.

Daniel já foi voluntário em hospitais, ensinou o Zen em prisões e meditação em centros de recuperação para adictos em álcool e outras drogas. Atualmente vive na cidade de Sabastpool onde fundou o Rocks and Clouds Zendo. Além deste também dirige em outros três grupos de prática Zen: Yellow Springs Dhamra Center, na cidade de Yellow Springs, em Ohio; Grupo Zen Montañas Y Mar, no Chile; e Grupo Zen Vientos del Sur, na Argentina.

Daniel gosta de música, leitura, arquitetura, pintura e poesia, além de fazer caminhadas em colinas, onde quer que estas estejam.

Sobre o Retiro

Em monastérios e centros Zen Budistas promovem-se períodos de práticas intensivas chamadas de sesshin. Nestes períodos os praticantes mergulham na prática do zazen durante a maior parte do dia, mantendo-se em silêncio e em cultivo de atenção plena. Trata-se de um período em que a intensa prática da meditação zen proporciona aos participantes a oportunidade de “tocar a mente”.

De acordo com Robert Aitken Roshi, mestre Zen co-fundador da Sangha do Diamante, “a palavra sesshin é um termo composto, sino-japonês, que combina dois ideogramas, setsu (接) e shin (心). Shin significa mente. Setsu tem vários significados – tocar, receber, transmitir. Geralmente sesshin se traduz literalmente como ‘tocar a mente’, mas também significar receber a mente, transmitir a mente. Todos estes significados estão incluídos nesta única expressão, sesshin. É um período para se colocar tudo de lado, esquecer de tudo e focar nosso espírito inquisitivo através da prática, contando as respiraçãos ou trabalhando com o seu koan. ‘Tocar a mente’ implica, é claro, uma ação individual, mas ‘receber a mente’ e ‘transmitir a mente’ mostram como o ato da realização não é autocentrado.

Nosso Retiro de Verão ocorrerá no município de Mato Castelhano (RS), no Templo Águas da Compaixão, cerca de 20 min da cidade de Passo Fundo. Será um retiro para iniciantes e não é necessária nenhuma experiência prévia na prática. Trata-se de um retiro focado em meditação, ensinamentos e silêncio. Estão inclusas as refeições e pernoite em acomodações simples. A recepção ocorrerá no dia 25/01 na parte da manhã, faremos um breve almoço conjunto e receberemos instruções sobre a prática dando início ao silêncio. Encerraremos no dia 29/01 com partilha de experiências e ensinamentos.

Cronograma e Valores

Início do retiro: 25/01 às 14h

​Término: 29/01 às 12h

Contribuição: R$ 600,00* (incluindo 3 refeições diárias e acomodação simples, pode ser parcelado em até 3x)

*caso tenha dificuldade em realizar a contribuição nos avise para que possamos analisar formas alternativas de contribuir. 

Inscrições

Para inscrever-se no retiro entre em contato com a diretoria através do e-mail diretoria@shantideva.org.br ou pelo whatsapp (54)999271309.

As vagas são limitadas (apenas 16 pessoas)!

bottom of page