top of page
5273d33d177badcdf7a3bc75d0461d3a.jpg

Uma comunidade além de divisões

A Comunidade Budista Shantideva iniciou através da aspiração de diversos praticantes no planalto sulriograndense. Aspirações que começaram a ser construídas ainda no século passado e que deram frutos no ano de 2015 com a criação de um grupo de práticas e estudos unindo diversos praticantes de distintas escolas budistas. Tendo como modelo a organização proposta por Chökyi Nyima Rinpoche para a formação de praticantes-pesquisadores, o grupo assume uma postura não sectária e aberta ao estudo de diversas tradições, bem como ao diálogo inter-religioso. 

O nome Shantideva surge em homenagem ao monge e filósofo indiano do século autor do tratado "O Caminho do Bodisatva" (Bodhisattvacaryāvatāra) onde estão resumidos os elementos fundamentais da prática budista baseados na compaixão e sabedoria. Os fundamentos de nosso manifesto refletem tais princípios e apontam para uma ação social engajada focada no estabelecimento de raízes fortes do Dharma na região norte do Rio Grande do Sul. 

Nosso primeiro retiro ocorre em 2016 com a presença do representante da linhagem Drukpa do Budismo Himalaico, Lama Jigme Lhawang. Em seguida foram organizados diversos retiros com a Monja Isshin, Sensei, que ordena o primeiro monge da região (Monge Daiho) e passa a residir na cidade em 2018. Nos primeiros meses de 2019 inicia-se a construção do Templo Águas da Compaixão no município de Mato Castelhano, cercado pela natureza da Reserva Nacional de Passo Fundo (ICMBio) às margens da barragem do Capingui. No ano de 2020 é reconhecida como instituição sem fins lucrativos, comprometiva com a propagação dos valores budistas e ação social. 

bottom of page