top of page

Introdução ao Budismo Tendai

de 18/02 à 01/04/21

Curso introdutório ao Budismo Tendai, sua história, filosofia e prática, ministrado por

Rev. Dr. Ryoei Tyler e Rev. Ryosho Alves. Aulas quinzenais às quintas-feiras, 19h30min.

Programação

18/02/2021 
Aula Magna: Budismo Tendai - Aspectos Gerais (Rev. Dr. Ryoei Tyler)


04/03/2021
Aula 1: Budismo Tendai - aspectos históricos (Rev. Ryosho Alves)

Tópicos:
Shakyamuni e a Paz Suprema
Nascimento do Mahayana
Budismo na Índia, China e Japão
Budismo Tiantai (China): Tendai Daishi (século VI dC)
O Budismo Tendai (Japão): Dengyo Daishi (século IX dC)

18/03/2021

Aula 2: Budismo Tendai - aspectos práticos

(Rev. Ryosho Alves)

 

Tópicos:

Kai - O caminho dos preceitos

Zazen - o caminho da contemplação

Nembutsu - o caminho da devoção

Mikkyo (Vajrayana) - O caminho da união mística - (introdução geral)

Hokkekyo - O Sutra de Lótus (introdução geral)

 

01/04/2021

Aula 3: Budismo Tendai - aspectos doutrinários/experienciais (Rev. Ryoei Tyler)

 

Tópicos:

Makashikan – Clear Serenity, Quiet Insight

Bussho - Natureza de Buda

Ichinen-sanzen - Três mil mundos em um momento

Isshin-sangan - Os três níveis da Realidade

Mikkyo (Vajrayana) - O caminho da união mística (explanação aprofundada)

Professores

image.png

Rev. Dra. Ryoei Tyler

Reverenda Ryoei (了栄) Tyler é a dirigente do templo Kongosan Eigenji, localizado na Califórnia. Nasceu em uma família cujo túmulo ancestral está ligada à Tendai-shu no Japão. Tyler sensei se formou na Universidade da Califórnia com um Ph.D. em Matemática, tendo atuado como professora da Hawaii University até se aposentar. Recebeu ordenação Honzan Tokudo em Enryakuji, o milenar templo original da escola Tendai no Japão. Seu professor shiso foi o arcebispo Ryokan Ara, abade do Tendai-shu Hawaii Betsuin, falecido em 2019, aos 92 anos de idade. Rev. Ryoei completou o Shidoke-Gyo – treinamento oficial - no centro de treinamento Hieizan Gyoin no monte Hiei. Possui o título de Dai Ajari (Grande Acharya) e, além disso, o título de Missionária internacional emitido pelos Reverendíssimos Handa Koujyun Ozasu-sama e Morikawa Kouei Ozasu-sama, respectivamente. (Ozasu-sama é o título de sumo-sacerdote de Enryakuji). Ryoei sensei oferece treinamento para aqueles que desejam se tornar sacerdotes Tendai e confere o respectivo Tokudo (ordenação religiosa). Regularmente, oferece sessões de recitação de sutras e dharanis, aulas de meditação Tendai - Zazen shikan; Shaky – cópia de textos sagrados - e ensinamentos do Dharma para todos aqueles que buscam o Budismo. Possui alunos em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. Neste curso, Sensei nos brindará com a aula inaugural sobre o Budismo Tendai.

image%20(1)_edited.jpg

Rev. Ryosho Alves

Ryosho Alves é  aluno de Ryoei Sensei no Brasil. Iniciou a prática budista em 2009, na tradição Soto Zen. Dois anos depois, recebeu a ordenação religiosa (Tokudo) do Rev. Dosho Saikawa Roshi – então superintendente da Soto-shu para a América do Sul – tendo recebido o nome búdico Shokan. Permaneceu em atuação no templo Busshin-ji, no bairro da Liberdade, em São Paulo, por dez anos, sob a  orientação de Saikawa Roshi. Em 2018, após a devida preparação, recebeu Tokudo na escola Tendai-shu das mãos da Rev. Ryoei Tyler, durante Shugyo ( treinamento oficial) no templo Tendai-shu Hawaii Betsuin, USA. Desde então, atua como sacerdote/monge da ordem Tendai no Brasil.
Trabalha como assistente social, tendo completado sua graduação na  PUC/SP. Atualmente, é mestrando do programa de Ciências Sociais da mesma universidade com pesquisa no campo da Sociologia das religiões - ênfase nas  tradições budistas japonesas no Brasil, sentido social do luto, cerimônias fúnebres e religiões populares.
Segue em treinamento sob a orientação compassiva de Ryoei sensei e, com seus limites e imperfeições, segue engajado na divulgação do Darma de Buda no Brasil. Neste curso introdutório sobre o Budismo Tendai, ministrará aulas sob a supervisão de Ryoei sensei.

bottom of page